Artigo: ''Linked Open Data e sustentabilidade de acervos digitais de patrimônios culturais"

NININ, Débora Marroco; SIMIONATO, Ana Carolina. Linked Open Data e sustentabilidade de acervos digitais de patrimônios culturais. Iris – Informação, Memória e Tecnologia, Recife, v. 3, n. especial, p. 91-108, 2014/2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/article/view/236190&gt;.

RESUMO
Os patrimônios culturais estão presentes em diversas instituições e prover o acesso ao seu conteúdo é extremamente necessário para a preservação de acervos digitais. Ao mesmo tempo, o gerenciamento de todas as atividades relativas à representação e acesso ao patrimônio cultural configuram-se como ações voltadas à sustentabilidade de conteúdos e serviços prestados por essas instituições culturais. Por essa razão, esse trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório na literatura científica nacional e internacional em que se buscou responder à questão: quais os desafios e possibilidades nas atividades de representação, organização e acesso de patrimônios culturais diante da popularização das TICs? Destacou-se o uso dos padrões de metadados para a descrição de recursos informacionais, os projetos internacionais de inclusão de dados de patrimônios culturais na iniciativa Linking Open Data, e a importância que os websites e a disponibilização de conteúdos digitais possuem para prover o acesso a esses patrimônios. Adentrou-se brevemente nas discussões sobre sustentabilidade e gestão do patrimônio cultural, pois se concluiu que todas essas atividades e iniciativas possuem como objetivo implícito a preservação e o uso futuro dos conteúdos relativos ao patrimônio cultural.
Palavras-chave: Organização e representação; Patrimônio cultural; Sustentabilidade; Linked Open Data; Tecnologias de informação e comunicação.