Artigo "Vocabulários controlados e Linked Open Data: análise dos vocabulários Getty"

TOMOYOSE, K. ; TRIQUES, M. L. ; SIMIONATO, A. C. . Vocabulários controlados e Linked Open Data: análise dos vocabulários Getty. INFORMAÇÃO@PROFISSÕES, v. 7, p. 77, 2018.

Resumo
Introdução: Com a maior propagação da iniciativa Linked Open Data e do interesse e relevância da padronização da descrição de recursos informacionais no âmbito digital, surgem novas oportunidades de se aprimorar e atualizar meios de descoberta e recuperação da informação. Objetivo: Explorar e estabelecer a relevância dos vocabulários controlados, em específico os Getty Vocabularies, e dos metadados em Linked Open Data no âmbito da representação e organização da informação. Metodologia: Apresenta-se uma pesquisa teórica, qualitativa e exploratória realizada a partir de análise bibliográfica da literatura científica. Resultados: A utilização dos Getty Vocabularies em Linked Open Data fornece a padronização de metadados descritivos, melhorando na recuperação da informação e promovendo a sustentabilidade aos processos de representação e interligação de dados. Conclusões: Considera-se que a adaptação da Ciência da Informação às inovações informacionais estende a finalidade base da área, contribuindo para o seu aprimoramento, assim como para a atualização da área e aumento das possibilidades de aplicação da representação temática no contexto da Web.

DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p77