Os novos rumos da Catalog… OPS!, o Worldcat

por Ana Carolina Simionato

Postagem do blog Sobre Catalogação, em jan. 2015

Pensando um pouco em minhas aulas de Catalogação Cooperativa, e estudando sobre o tema, percebi que há pouca literatura em português sobre WorldCat, o que me despertou escrever um pouco sobre o catálogo e sua importância para a Catalogação.

Inicialmente, o WorldCat fundado em 2006, se propôs ser o maior catálogo de bibliotecas do mundo. Em maio de 2014, o Worldcat já incorporava 2 bilhões de registros de recursos informacionais dispersos pelo mundo. Essa iniciativa, faz parte da cooperação de aproximadamente mais de 10.000 bibliotecas, arquivos e museus, com a tradição de 40 anos, tendo como principal responsável a Online Computer Library Center – OCLC.

Os registros são diversos, você pode encontrar os bibliográficos: livros, ebooks, artigos, revistas e folhetos, como também os sonoros (audiobooks), audiovisuais e imagéticos, cartográficos, entre outros.

Como a expressão que se auto-denomina “coleção coletiva”, o Worldcat almeja que a localização de itens seja recuperada por qualquer buscador, por exemplo o Google. Além disso, que os registros do catálogo apontem para os itens da biblioteca mais próxima de você – caso pertença a rede de cooperação da OCLC. E para isso, não há a necessidade de estar na base do Worldcat, a mídia social Goodreads que captura os dados e apresenta no seu catálogo para os usuários da mídia permite apontar as bibliotecas próximas com o item por meio do Worldcat.

Veja a comparação:

Vocês podem verificar em: http://www.goodreads.com/book/show/5907.The_Hobbit e clique em “Libraries“.
Mais um destaque do WorldCat é que ele já se preocupa em vincular os dados com o Linked Data. Essa ligação faz com que os dados sejam detectáveis por outros sites, serviços e diferentes consumidores. Assim, o Worldcat oferece subsídios para que desenvolvedores possam desenvolver aplicativos, com o uso de APIs e serviços para Web com os dados bibliográficos. A exemplo do WorldCat Registry, site que disponibiliza informações adicionais sobre uma biblioteca, como wifi gratuita ou acessibilidade para deficientes.

– Muito bom esse WorldCat! Mágica?!?! Não.

Ao falar do Worldcat, primeiramente, é impossível não lembrar do Controle Bibliográfico Universal (CBU) de Paul Otlet e Henri La Fontaine, além dos “rumos da catalogação” da implementação do início dos anos 80 com o MARC e a evolução da Catalogação Cooperativa, e no Brasil a CALCO. (BARBOSA Os novos rumos da catalogação, 1978)

Querendo ou não, o Worldcat pode ser considerado como uma nova e internacional base de intercâmbio de registros.

Vemos outros destaques como a economia do processo de catalogação e a usabilidade para usuário. Ambos estão atrelados ao que chamamos de FRBR-zation (a tradução ficaria FRBR-zação) que o Worldcat sofreu. Os catálogos automatizados começaram a incorporar as indicações dos modelos conceituais FRBR e FRAD, apresentando novas possibilidades de relacionamento entre itens e responsabilidades de obras para os usuários do catálogo e para o bibliotecário agilidade no processo de catalogação.

Mas você deve estar se perguntando, e no Brasil? No que tenho notícia, desconheço catálogos coletivos com este formato e propriedades.

Há apenas um projeto experimental que pode ser considerado como iniciativa semelhante aoWorldcat. Este denominado como Wikincat, desenvolvido pelo bibliotecário e pesquisador Jaider. O Wikincat pretende ser um software de biblioteca mais interativo e atual, agrupando tecnologias do software MediaWiki e da Web Semântica.

Contudo, o Wikincat ainda está em construção, segundo o autor, o projeto necessita de melhorias e por isso, ainda está longe de ser utilizado na prática. O Wikincat iniciou como um repositório de registros bibliográficos livres compartilhados entre bibliotecas, pensando na construção FRBR e FRAD. Veja os dados da obra: http://wikincat.org/wiki/Obra:The_Da_Vinci_code?action=formedit, para os dados de manifestação, expressão e item: http://wikincat.org/wiki/O_código_Da_Vinci_(2004)?action=formedit, autoridade: http://wikincat.org/wiki/Tolkien,_J._R._R. e assunto: http://wikincat.org/wiki/Web_Semântica.

Mesmo em construção, uma bela iniciativa!